Bacalhau com Migas 1

Bacalhau com Migas 1

Ingredientes:
·    4 postas de bacalhau graúdo
·    Água q.b.

Molho:
·    4 dentes de alho
·    4 dl de azeite
·    1 colher de chá de colorau
·    1 pitada de sal
·    Vinagre (facultativo)

Migas de broa:
·    500 gr de broa de milho amarelo
·    4 dentes de alho
·    Azeite, salsa e azeitonas pretas q.b.
·    Sal e pimenta q.b.

Preparação:
Ponha o bacalhau de molho durante 24 horas. Escalde-o em água a ferver. Deixe-o arrefecer um pouco e retire-lhe a pele e as espinhas.
Desfaça-o em lascas, directamente para uma travessa de ir à mesa. Parta às fatias 2 dentes de alho sobre o bacalhau. Reserve.

Migas:
Demolhe a broa cortada em pedaços num pouco da água quente que escaldou o bacalhau.
Escorra e, numa tigela, pise-as com uma colher de pau, adicionando 2 dentes de alho, muito picadinhos, e um fio de azeite.
Numa frigideira, deite azeite e, quando aquecer, deite os alhos inteiros com casca, alourando-os e depois dando-lhes uma pancada para que se abram e deitem o seu sumo. Junte a broa desfeita e espalme-as com uma colher de pau.
Tempere com sal e pimenta e deixe tostar. “Enrole-a” na frigideira com a ajuda da colher de pau e vá virando até que fique com uma crosta acastanhada.

Molho:
Aqueça o azeite e aloure bem os outros 2 dentes de alho, com pele, dê-lhes uma pancada forte para que fiquem abertos e soltem assim todo o seu sumo e aroma. Junte o colorau, um pouco de sal e as folhas de louro aos pedacinhos. Pode se o desejar adicionar umas gotas de vinagre.

Montagem:
Derrame este molho quente sobre o bacalhau em lascas.
Numa travessa à parte disponha as migas de broa decoradas com salsa e azeitonas pretas.
Sirva imediatamente.