Bacalhau com Natas 4

Bacalhau com Natas 4

Ingredientes:

(Para 4 pessoas)
·    4 postas de bacalhau;
·    1 kg de batatas;
·    6 cebolas grandes;
·    azeite q.b.;
·    sal e pimenta q.b.;
·    5 pacotes de natas;
·    queijo ralado q.b.

Confecção:
De véspera demolhe o bacalhau mudando a água várias vezes. Quando tiver o bacalhau demolhado dê-lhe uma fervura e deixe arrefecer. Entretanto, pique a cebola e reserve. Depois, desfie o bacalhau retirando todas as espinhas e peles e reserve.
Num tacho grande ponha o azeite em lume brando juntamente com a cebola que reservou anteriormente e deixe refogar com o tacho tapado. Quando a cebola estiver “molinha” junte o bacalhau desfiado, e envolva tudo. (Deixando ao lume aproximadamente 5 min e depois apague.)
Entretanto descasque as batatas e corte-as em cubos. Ao fim das batatas cortadas, dê-lhes uma fritura até ficarem “molengas”.
No fim das batatas fritas, junte ao preparado anterior que reservou e envolva. (Entretanto ponha o seu forno a aquecer.) Ponha tudo novamente ao lume, junte o sal e a pimenta a gosto. Junte as natas ao preparado e mexa tudo durante um minuto (somente até as natas adquirirem temperatura, não deixe ferver) e rectifique os temperos.
Ponha o preparado num tabuleiro de barro e polvilhe com o queijo ralado, leve ao forno até ficar douradinho. Sirva de imediato.

Sugestão:
Acompanhe este prato com um bom vinho tinto que seja encorpado e frutado. Se preferir vinhos brancos, escolha um que seja seco, encorpado e capitoso. Sugiro também um pão de centeio para acompanhamento.