Bolinhos de Salmão

Bolinhos de Salmão

Ingredientes:
Para 4 a 6 pessoas
·    75 g de manteiga
·    2 dentes de alho, finamente picados
·    75 g de farinha peneirada
·    300 ml de leite
·    500 g de salmão levemente cozido
·    3-5 pitadas de pimenta-de-caiena
·    1 raminho de folhas de agrião frescas, finamente picadas
·    cerca de 5 colheres de sopa de pão ralado branco
·    óleo de amendoim para fritar
·    sal

Confecção:
Derreta a manteiga numa caçarola e junte o alho picado. Retire do calor e polvilhe com a farinha. Junte gradualmente o leite, mexendo sempre. Volte a colocar a caçarola ao lume e deixe ferver, mexendo sempre com uma colher de pau. Deixe fervilhar levemente, sempre a mexer, durante cerca de 4 minutos, até ficar muito espesso. Esta operação serve para cozer a farinha, que não deverá sentir-se nos bolinhos de peixe.
Retire a caçarola do calor e desfaça o salmão cozido em lascas. Tempere com o sal e a pimenta-de-caiena e misture os agriões picados. Deite a mistura num prato baixo ou num tabuleiro e deixe arrefecer. Cubra com película aderente e deixe arrefecer no frigorífico durante 1 hora, pelo menos.
Coloque o pão ralado numa tigela e enfarinhe as mãos. Tome pequenas quantidades das mistura de salmão fria e enrole-as em pequenas bolas, um pouco maiores do que as bolas de pingue-pongue. Mergulhe as bolas no pão ralado, uma a uma, e ponha-as de parte até estarem todas cobertas.
Aqueça o óleo de amendoim numa frigideira funda até estar muito quente e frite os bolinhos, poucos de cada vez, em lume forte, durante pouco tempo, até ficarem dourados.
Retire-os com uma espátula para peixe e escorra-os bem sobre papel de cozinha. Disponha os bolinhos num prato de serviço e conserve-os quentes em forno brando até à hora de ir para a mesa.

  • Prepare a mistura com bastante antecedência, pois deverá estar bem gelada para poder formar as bolas facilmente.