Carne de Porco com Alperces

Carne de Porco com Alperces

Ingredientes:
(para 4 pessoas)
·    500 g de lombo de porco limpo de gorduras
·    3 colheres de sopa de cebola picada
·    3 colheres de sopa de manjericão fresco finamente picado
·    2 colheres de sopa de queijo Parmesão ralado
·    1/2 chávena de miolo de pão esfarelado
·    1/4 de chávena mais 2 colheres de sopa de alperces secos picados
·    1/2 chávena de sumo de alperce
·    1/2 chávena de caldo de galinha
·    1 colher de sopa de sumo de limão
·    2 colheres de chá de maisena desfeitas em 1 colher de café de sal

Preparação:
Aqueça o forno a 180º C. Unte um tabuleiro pequeno que possa ir ao forno. Numa tigela pequena, misture o miolo de pão esfarelado, 1/4 de chávena dos alperces picados, a cebola, o manjericão e o queijo Parmesão.
Corte a carne ao meio. Coloque uma das metades entre duas folhas de película aderente e com a base lisa do maço da carne bata até esta ficar bem espalmada. Corte ao meio na transversal do veio da carne. Repita com a outra metade. Ficará com 4 escalopes.
Espalhe a mistura dos alperces sobre a carne e comprima para alisar. Enrole cada escalope, começando pelo lado mais estreito, e disponha os rolos, com o lado dobrado para baixo, no tabuleiro untado. Leve ao forno 35 a 40 minutos, ou até a carne estar passada mas ainda suculenta.
Entretanto, num tacho pequeno misture o resto dos alperces, o sumo de alperce, o caldo, o sumo de limão, a maisena desfeita e o sal. Leve ao lume a fervilhar, mexendo, e deixe cozinhar 1 minuto, ou até engrossar ligeiramente. Corte os rolos de carne em 4 a 6 fatias cada uma.