Cataplana de Lagosta

Cataplana de Lagosta

Ingredientes:
Para 4 pessoas
·    400gr de Tamboril
·    400gr de Amêijoas
·    8 Camarões médios com o lombo descascado e tripa limpa
·    1 Lagosta com 600/800gr
·    2 Tiras de Pimento Verde e Pimento Vermelho
·    1 Tomate maduro (ou tomate em lata)
·    3 Cebolas grandes
·    3 Dentes de Alho e coentros
·    Azeite
·    Margarina
·    Vinho Branco
·    Gin.
·    Bacon fatiado
·    Sal
·    Piripiri

Confecção:
Temperar o Tamboril e os Camarões com Sal.
Untar toda a Cataplana com margarina, depois, colocar um fio de Azeite no fundo da mesma, cortar 3 cebolas em rodelas bem fininhas e colocar na cataplana.
Cortar o Tomate aos bocadinhos, aproveitando o sumo do mesmo para a cataplana, colocar o bacon, cortar os alhos, temperar tudo com Piri-Piri e Sal, 2 colheres de margarina, 4 fatias fininhas de cada pimento verde e pimento vermelho, regar com vinho branco e um pouco de gin, tapar e deixar cozer o refugado. Entretanto, num recipiente com água, Sal e Piri-Piri, coloca-se o mesmo ao fogo e deixa-se levantar fervura, colocar em seguida a Lagosta e deixá-la cozer menos do que o habitual (10/15minutos).
Retirar a Lagosta em seguida e cortá-la aos bocados.
No entretanto, vá vigiando o refugado da cataplana, não deixando secar o mesmo, colocando mais margarina e vinho branco.
Após 15/20 minutos a refogar, com a cebola bem mole, coloca-se na cataplana o tamboril, os camarões e a Lagosta e mexe-se tudo, voltando a tapar a cataplana.
8/10 minutos depois, colocar as Ameijoas com os coentros, borrifar tudo com Gin, tapar a cataplana e esperar até as amêijoas abrirem com o vapor, levar para a mesa e servir.

Acompanhamento/Guarnição: Deve-se acompanhar a cataplana com batata às rodelas cozinhada dentro da própria cataplana ou com Arroz branco de qualidade, bastante solto.